Perguntas/Respostas sobre o Ministério Público | Contactos |
  Idioma| Inglês

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA



 

BIBLIOTECA


MISSÃO

A Biblioteca da Procuradoria-Geral da República é uma biblioteca especializada em publicações de natureza jurídica que tem como função primordial apoiar documentalmente a Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público.


Esta circunstância não prejudica o facto de o seu acervo se encontrar igualmente colocado à disposição, nas condições aqui descritas, de qualquer instituição ou cidadão que tenham interesse na sua consulta.

FUNDO DOCUMENTAL

A Biblioteca da Procuradoria-Geral da República dispõe de um valioso fundo documental, reunido ao longo de várias décadas, composto essencialmente por obras de natureza jurídica, o qual se distribui da seguinte forma:

  monografias
  títulos de publicações periódicas nacionais e estrangeiras, a maioria das quais ainda activas
  documentos Multimédia (DVD’s, CD-ROM’s…)

Deste fundo documental fazem ainda parte três importantes doações de bibliotecas particulares – as bibliotecas “Arala Chaves”, “Cunha Gonçalves” e “Paula Escarameia” – e um pequeno núcleo de reservados que além de livro antigo, compreende também obras manuscritas pertencentes ao arquivo histórico da Procuradoria-Geral da República.

O catálogo da Biblioteca pode ser acedido pela Internet e contém actualmente cerca de 220 000 registos. Todas as obras da Biblioteca constantes do catálogo são objecto de rigoroso tratamento bibliográfico e de análise jurídica por um corpo especializado de funcionários.

Nas instalações do Gabinete de Documentação e Direito Comparado (GDDC) encontra-se igualmente disponível o acesso a uma biblioteca composta por cerca de 14 000 monografias e por algumas centenas de títulos de publicações periódicas, cujo núcleo essencial corresponde a obras de Direito Comparado, de Direitos Humanos e de Direito Internacional. A integração deste acervo no catálogo geral da Biblioteca tem vindo a ser efectuada de forma progressiva, sem prejuízo de continuar a ser possível a sua consulta através da página Internet do GDDC

SALAS DE LEITURA

A Biblioteca dispõe de uma sala de leitura para utilizadores externos, com capacidade para oito leitores em simultâneo, situada no R/C do edifício sede da Procuradoria-Geral da República, em Lisboa (Rua da Escola Politécnica, n.º 140). Os computadores aí disponíveis permitem aceder directamente ao catálogo.

A Biblioteca do Gabinete de Documentação e Direito Comparado permite igualmente a leitura presencial, em sala de leitura própria, mas a sua utilização está de momento condicionada a marcação prévia.

As salas de leitura encontram-se abertas para utilização pública todos os dias úteis das 9h30m às 12h30m e das 13h30m às 17h30m.

CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Conheça aqui as condições de utilização da Biblioteca da Procuradoria-Geral da República.

CONTACTOS

Biblioteca da Procuradoria-Geral da República
Rua do Vale de Pereiro, 2 - 1.º andar
1269-113 Lisboa


Telf.: +351 213820386 / + 351 213820384
VoIP: 771386 / 771384


E-mail: bibliotecapgr@pgr.pt

 

 
Segunda-feira, 19 Maio, 2014